(Auto) Desenvolvimento




O desenvolvimento é um processo natural do ser humano e tem início logo desde o nascimento. Cada pessoa encara as diversas etapas de crescimento de forma única e marcada pelas suas características individuais. Crescer, desenvolver-se, aprender é algo que é, portanto, inato ao ser humano.


Trabalhar o desenvolvimento pessoal na psicoterapia é promover a continuidade do processo de crescimento individual, oferecendo a cada pessoa a hipótese de desenvolver uma maior consciência e conhecimento pessoal de si próprio, contribuindo para uma maior qualidade de vida e realização de objetivos pessoais.


O desenvolvimento pessoal é multifacetado e envolve vontade e disponibilidade para a reflexão, para alargar horizontes e para a aprendizagem sobre os mais variados da identidade pessoal, bem como capacidade para estabelecer relações com os outros.


Pretende-se ajudar cada pessoa a conhecer-se mais profundamente, por forma a promover mudanças que lhe permitam fazer escolhas mais satisfatórias para si e adaptadas aos seus desejos e necessidades.


A psicoterapia é um processo que se centra no desenvolvimento e crescimento pessoal de quem o procura com base no autoconhecimento que vai adquirindo, a cada sessão, o que por sua vez, irá facilitar a compreensão das suas emoções e o reconhecimento e melhor entendimento do seu padrão relacional, nos vários contextos da sua vida.

É um processo que respeita o seu tempo. Falar sobre aquilo que sente, compreender os seus sentimentos, torna-o mais consciente de si, logo, fica mais perto de conhecer o que está na origem do seu desconforto diário. Esta consciência permite-lhe ter acesso a outras alternativas e possíveis caminhos para se reequilibrar e reorganizar. Também o ajudará a encontrar maneiras de lidar melhor com os seus relacionamentos, a identificar padrões de comportamento na relação com os demais, promovendo um melhor entendimento da forma como está no mundo e como se quer continuar a posicionar nesse mesmo mundo.


Irá sentir-se mais independente no seu querer, sentir e poder.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo